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GUIA PASSO A PASSO PARA IMPLANTAR MARKETING DIGITAL

Email Marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital SEO Vendas

Guia para implantar Marketing Digital 

 

O Marketing Digital está presente na vida de milhares de pessoas cotidianamente. Basta acessar a internet que você se torna alvo de algum tipo de estratégia de marketing.

Essa estratégia mercadológica revolucionou a relação das empresas com os clientes, que se tornou mais flexível e acessível.

Esse tipo de marketing tem como principal objetivo melhorar a comunicação das empresas e/ou marcas com o seu público-alvo, não mais de uma forma rígida e mecanizada, mas sim de maneira direta e personalizada. A principal vantagem do Marketing Digital é que ele pode ser utilizado por todo tipo de empresa e gera ótimos resultados.

Para que você conheça melhor todo o potencial do Marketing Digital e possa usufruir dos benefícios que ele promove, nós elaboramos esse guia que explica passo a passo como implantar as estratégias do Marketing Digital na sua empresa ou marca.

 

O que é Marketing Digital?

Guia Marketing Digital

Antes de conhecer todas as características dessa estratégia de marketing, é preciso que você compreenda o que ele realmente é.

O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas por empresas ou pessoas que tem como objetivo crescer no mundo digital, aumentando os seus negócios e se tornando uma referência no mercado.

Para isso, o Marketing Digital utiliza uma série de estratégias, como a otimização de sites (SEO), o Inbound Marketing, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo, dentre outras, para alcançar o seu objetivo, ou seja, consolidar a empresa ou pessoa no mundo digital.

Ao longo deste guia você poderá conhecer mais sobre cada uma dessas estratégias e ainda conferir outras características próprias do Marketing Digital.

Veja agora quais são as principais abordagens de Marketing e conheça a principal diferença entre o Marketing Digital e o Tradicional:

 

Tipos de Marketing

Você provavelmente deve estar se perguntando qual a importância de conhecer os tipos de marketing.

É simples, ao conhecer as principais características de cada um deles você poderá saber não só em qual deve investir para atingir o seu objetivo, como também identificar o tipo de marketing ideal para a fase do seu negócio.

Além disso, após adquirir mais informações sobre cada um dos tipos de marketing, você poderá tornar a sua estratégia mais eficaz e atingir os objetivos de uma maneira mais simples e rápida.

Conheça abaixo quais são os tipos de marketing:

Data Driven Marketing

Esse tipo de marketing trabalha essencialmente com dados. Ele é ideal para realizar a coleta de informações sobre as principais características do seu público-alvo e com isso criar campanhas mais efetivas e de alto impacto.

Ao utilizar os dados obtidos pelo Data Driven Marketing, você não precisa imaginar como é o perfil do seu público, você saberá quem eles realmente são e quais as suas necessidades.

Marketing Direto

Conforme o nome indica, o Marketing Direto atua por meio da implantação de atividades que impactam diretamente o público.

Esse tipo de marketing é amplamente empregado por empresas ou marcas que não podem fazer grandes investimentos em ferramentas mercadológicas.

Essa estratégia é muito utilizada para alavancar as vendas e fidelizar os clientes. Um exemplo desse tipo de marketing é o envio de conteúdos para o e-mail dos clientes.

Marketing Indireto

Também conhecido como marketing invisível, esse tipo de marketing não utiliza as formas convencionais para expor ou transmitir informações.

Ele faz com que o público-alvo não tenha a alternativa de ignorar a promoção do produto ou serviço que está sendo exposto.

Um exemplo desse tipo de marketing pode ser observado quando você está assistindo uma cena de uma série ou novela e o ator surge utilizando um produto de uma marca específica, como um carro, uma bebida, dentre outros.

Marketing Social

Esse tipo de marketing é totalmente diferente dos acima citados, ele não só é utilizado para promover um produto ou serviço.

O principal objetivo do marketing social é estimular o público-alvo a contribuir na diminuição ou até mesmo erradicar um determinado problema social.

Um exemplo claro desse tipo de marketing, são os famosos programas de televisão que tem como objetivo arrecadar fundos para solucionar um determinado problema social, que pode ser o analfabetismo, melhorar a assistência de crianças com câncer, dentre outros.

Endomarketing

Até agora você conheceu diversos tipos de marketing que influem no público-alvo que está fora da empresa ou da marca.

O Endomarketing se diferencia dos demais por ser direcionado aos colaboradores da própria empresa.

O principal objetivo desse tipo de marketing é melhorar o ambiente laboral, motivar a todos os profissionais e aumentar os resultados da empresa.

Marketing de Exclusividade

O Marketing de Exclusividade tem como principal objetivo, desenvolver estratégias para atingir um público extremamente restrito.

Esse tipo de marketing é ideal para publicações sobre produtos de luxo ou escassos.

O principal intuito desse marketing é aumentar o desejo do público-alvo de adquirir um determinado produto ou serviço, além de consolidar a empresa no mercado.

Marketing de Nicho

Esse tipo de marketing tem como principal objetivo direcionar todas as suas estratégias para um determinado nicho de mercado.

Nesse sentido, ele se distancia da ideia de marketing de massa, onde você não define bem o seu público-alvo.

A grande vantagem de utilizar esse tipo de marketing é o fato de que é possível estabelecer um contato mais direto e próximo com o público.

De maneira geral, o Marketing de Nicho é um dos tipos de marketing que gera mais engajamento do público.

Marketing de Fidelização

Mais do que aumentar o número de clientes para a empresa ou pessoa, esse tipo de marketing tem por objetivo fidelizar o público-alvo.

Para que isso se torne uma realidade, o Marketing de Fidelização faz uso de propagandas e pessoas que adquiriram o produto ou serviço para divulgar o produto.

Uma das empresas que mais utiliza esse tipo de marketing é a Apple, que mais do que vender os seus produtos, faz com que os seus clientes se tornem verdadeiros fãs da marca, ao promoverem os produtos de maneira gratuita para amigos e familiares.

Outbound Marketing

Esse tipo de marketing tem como objetivo captar o maior número de pessoas por meio de ações diretas.

Ele é considerado um dos tipos de marketing mais ativo e direto, se for comparado com os demais.

Um exemplo de atividades desenvolvidas por esse tipo de marketing destacam-se as ações que envolvem a distribuição de folders.

Inbound Marketing

Esse tipo de marketing é o oposto do que citamos anteriormente. Ele é mais utilizado para ampliar a capacidade de captação de pessoas, utilizando uma grande ferramenta de marketing: o conteúdo.

O principal objetivo do Inbound Marketing é fazer com que o cliente busque os produtos e não o contrário. As ações desenvolvidas nesse tipo de marketing fazem com que os clientes sejam “preparados” para realizar a compra do produto ou serviço.

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é uma potente estratégia de marketing, e o Marketing de Conteúdo o utiliza para consolidar uma empresa ou marca no mercado por meio da publicação de conteúdos de qualidade e relevantes para o público-alvo.

O Marketing de Conteúdo faz com que o público-alvo acompanhe as publicações de conteúdo, se sinta identificado com os mesmos e compre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Marketing Promocional

Esse tipo de marketing é direcionado para aumentar o desejo do público-alvo em adquirir um determinado produto ou serviço.

Uma das grandes vantagens do Marketing Promocional é que ele pode ser utilizado facilmente em grande parte das empresas ou marcas.

Um exemplo dessa estratégia de marketing, são os descontos oferecidos pelas empresas, assim como a oferta de brindes, amostras grátis, dentre outras estratégias para alavancar as vendas e fidelizar os clientes.

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha diferencia-se das estratégias de marketing citadas anteriormente, uma vez que o principal objetivo dele é realizar ações de divulgação consideradas “inusitadas” e que tenham um alto impacto com o público.

De maneira geral, o Marketing de Guerrilha requer muita criatividade e ousadia por parte da empresa para ser realizado, além de possuir um custo maior do que aquele investido nas demais estratégias de marketing.

Marketing de Proximidade

Esse tipo de marketing é ideal para quem possui tanto uma loja física quanto virtual. O principal objetivo do Marketing de Proximidade é realizar atividades para captar e atrair clientes dentro de um espaço territorial determinado.

Nesses casos, as ações são mais diretas e visam impactar clientes que estão a no máximo 1 quilômetro de distância da loja física.

Marketing Mobile

O Marketing Mobile tem como base, o desenvolvimento de atividades que envolvam o uso de celular, tablet ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel, sobretudo devido ao fato da maior parte do público-alvo de qualquer empresa ou marca fazer pesquisas por meio desses aparelhos.

Trata-se de usar as redes sociais, e-mails e demais ferramentas para disseminar o conteúdo e ainda fidelizar os clientes.

 

Diferença de Marketing Digital e Marketing Tradicional

 

Depois de conhecer cada um dos tipos de marketing, é preciso que você compreenda qual é a principal diferença entre as estratégias e princípios do Marketing Digital e do Tradicional.

De maneira geral, o primeiro tem como objetivo desenvolver ações com foco na internet, fazendo com que o produto ou serviço chegue até o cliente por meio de conteúdos específicos e relevantes.

O cliente deve se sentir atraído pelo produto ou serviço oferecido pela empresa.

No que diz respeito ao Marketing Tradicional, esse tipo de ação é completamente oposta, pois não só é focado em realizar atividades que envolvem o público em geral, apesar de conhecer quem são as pessoas que compõem o público-alvo.

Um exemplo das ações de marketing utilizadas nesse segmento são os anúncios em jornais e propagandas na televisão, nos quais não há possibilidade de saber o número exato de clientes que foi impactado por elas.

É importante destacar que, apesar de diferentes, esses dois grandes segmentos de marketing não se excluem entre si, mas se complementam.

Em outras palavras, você pode associar os dois tipos de marketing para desenvolver uma campanha para a empresa ou marca.

Tudo irá depender do perfil do público-alvo e dos produtos e/ou serviços que são oferecidos aos clientes.

 

Por que Marketing Digital é importante?

Muitas empresas ou marcas ainda hesitam na hora de utilizar as estratégias de Marketing Digital para alavancar as suas vendas e atrair mais clientes.

Isso ocorre por que a maioria delas desconhece a verdadeira importância de uma estratégia baseada nesse tipo de marketing.

Nesse sentido, conheça alguns aspectos que evidenciam a importância da utilização dessas estratégias em uma empresa ou marca:

 

Presença online

Uma boa estratégia de Marketing Digital pode consolidar uma empresa ou marca na internet e fora dela.

Ao utilizar uma série de ferramentas específicas, torna-se possível posicionar a página web da empresa ou marca como um dos primeiros resultados de sites pesquisas como o Google.

Com isso, o Marketing Digital consegue aumentar não só o fluxo de pessoas que visitam o site, como também as vendas dos produtos ou serviços oferecidos.

Ter uma presença online consolidada é fundamental para uma empresa ou marca atualmente, pois além dos benefícios citados anteriormente, isso faz com que as possibilidades do cliente entrar em contato aumentam consideravelmente.

 

Clientes qualificados

Outro ponto que evidencia a importância do Marketing Digital para uma empresa ou marca está relacionado ao perfil dos clientes.

Por meio das estratégias desse tipo de marketing é possível construir uma audiência qualificada, ou seja, é possível criar uma carteira de clientes que realmente tem interesse em adquirir o produto ou serviço que é oferecido.

Ao ter clientes qualificados, as possibilidades de fidelizá-los são maiores.

Ademais, você também pode conseguir com que eles se tornem cada vez mais engajados com a empresa ou marca e comecem a promovê-la gratuitamente com os amigos e familiares, o que por sua vez, aumenta o fluxo de pessoas e de vendas no site.

 

Autoridade online

A capacidade do Marketing Digital de consolidar uma empresa ou marca como uma verdadeira autoridade online é um aspecto que torna a utilização desse tipo de estratégia tão importante.

Uma das principais técnicas utilizadas por esse tipo de marketing para alcançar esse objetivo, é a utilização de conteúdos de qualidade.

Os conteúdos relevantes são cruciais para classificar uma empresa e/ou marca como autoridade, pois é por meio deles que os clientes irão analisar se a empresa pode ou não ajudá-los a solucionar o seu problema e se realmente podem confiar nela e em seus produtos ou serviços.

Ao ter uma opinião favorável do público-alvo e ser considerada uma referência, a empresa ou marca, consegue ampliar as possibilidades de venda.

 

Baixo investimento

O Marketing Digital se tornou uma das opções mais eficientes no que se refere ao aumento das vendas e consolidação de uma empresa ou marca no mercado.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento realizado para a elaboração de estratégias de marketing é muito inferior ao destinado às atividades de Marketing Tradicional.

Os investimentos em ferramentas de Marketing Tradicional, tais como anúncios de televisão ou rádio, se tornaram muito elevados com o passar dos anos, além de serem pouco específicos.

É por isso que as grandes empresas e marcas passaram a utilizá-lo como complemento das ações de Marketing Digital, que não só requer um baixo investimento, como também são mais eficientes quando se trata de aproximar o cliente da empresa ou marca.

 

Métricas claras

A mensuração dos resultados de uma campanha de marketing é um dos aspectos mais importantes para uma empresa ou marca.

No entanto, esse tipo de dado dificilmente é alcançado por meio de uma campanha de Marketing Tradicional. Com a utilização de uma campanha de Marketing Digital isso não ocorre.

O ambiente digital proporciona os mais diversos tipos de métricas claras para que as ações realizadas sejam mensuradas com precisão.

Você pode avaliar facilmente os resultados que foram obtidos por meio das estratégias de marketing e ainda comprovar o famoso ROI.

Além disso, ao ter acesso a esse tipo de dados, as campanhas podem ser facilmente adaptadas a reação do público-alvo e se tornar mais eficaz.

 

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Inúmeras empresas investem em estratégias de Marketing Tradicional, sem a certeza de que aquele investimento irá trazer o retorno que elas esperam de uma campanha de marketing.

Essa informação pode ser obtida facilmente quando se trata do Marketing Digital, pois devido aos dados coletados, pode-se realizar o cálculo do ROI.

Isso evidencia a importância de se utilizar o Marketing Digital, uma vez que é possível saber que o investimento será direcionado para estratégias que realmente proporcionam benefícios e retorno financeiro para a empresa.

 

Por que investir em Marketing Digital?

Depois de compreender a importância de investir no Marketing Digital, chegou a hora de você saber o porquê deve investir nesse tipo de marketing.

Ele oferece uma série de vantagens para as empresas ou serviços.

Tais vantagens vão desde a economia no investimento em estratégias de marketing até o aumento do fluxo de clientes em potencial no site da empresa.

Além de aumentar as vendas dos produtos ou serviços, nesse sentido, conheça abaixo os principais motivos de investir no Marketing Digital:

 

Custo x Benefício

Conforme citado anteriormente, os investimentos em ações de Marketing Digital são mais baratas do que as realizadas em estratégias de Marketing Tradicional.

Porém, também são mais eficazes no que diz respeito ao alcance do público-alvo e o aumento das vendas da empresa ou marca.

Nesse sentido, o Marketing Digital oferece o melhor custo x benefício do mercado, não é necessário investir muito para conseguir resultados positivos.

 

Segmentação

Um dos aspectos que levam a maioria das grandes empresas recorrerem ao uso de estratégias de Marketing Digital é o fato das ações desse tipo de marketing serem segmentadas, ou seja, é direcionada para o público-alvo com mais impacto e eficácia.

Isso por que os serviços ou produtos da empresa serão oferecidos, na hora certa, no momento certo e para um público que realmente tem interesse em adquiri-lo.

 

Vendas online

Outro grande motivo para que uma empresa invista nas estratégias de Marketing Digital é que ele dispõe de todas as ferramentas necessárias para que ela se consolide no espaço virtual, além de ser facilmente encontrada pelo público-alvo.

Esse tipo de ação auxilia no aumento das vendas online, algo essencial para toda empresa que deseja alavancar no mercado.

 

Otimização

As estratégias de SEO são compostas de técnicas capazes de otimizar o site da empresa.

Com isso, o site passa a ficar entre os primeiros resultados nas pesquisas em sites de busca como o Google ou o Bing.

É importante destacar, que estar bem posicionado na internet é fundamental para que o cliente encontre a empresa ou marca e adquira os seus produtos ou serviços da mesma.

 

Estratégias de Marketing Digital

As estratégias de Marketing Digital influem diretamente nas taxas de engajamento, no aumento das vendas e no posicionamento do site da empresa e/ou marca na internet.

No entanto, é preciso utilizar as estratégias corretamente para que isso aconteça.

Nesse sentido, confira quais são as principais estratégias de Marketing Digital e como elas influem na empresa ou marca:

 

Funil de vendas

Para que uma empresa consiga alavancar suas vendas, por meio do Marketing Digital é necessário conhecer e utilizar o Funil de Vendas.

Essa estratégia de marketing revela todo o percurso que o cliente deve transcorrer para conseguir comprar o produto ou serviço que a empresa oferece.

De maneira geral, pode-se dividir o Funil de Vendas em 3 grandes estágios, são eles:

 

Topo do funil: Descoberta 

Nesse estágio, o cliente ainda não tem interesse em adquirir o produto ou serviço, mas quer conhecer quais são as alternativas que o mercado oferece para resolver o seu problema.

Nessa parte do funil, o ideal é que a empresa desenvolva ações para criar a confiança entre ela e o cliente;

 

Meio do funil: Apresentação da solução

Depois que o cliente tem o primeiro contato com a empresa ou serviço, é fundamental que sejam apresentadas as soluções para os seus problemas, ou seja, os produtos ou serviços que irão ajudá-lo com isso;

 

Fundo do funil: Decisão da compra 

Agora que o cliente reconheceu o seu problema, conheceu as alternativas que a empresa ou marca oferece para solucioná-lo, chegou a hora de adquirir o produto ou serviço.

 

É importante destacar que por meio do Funil de Vendas é possível identificar em quais aspectos a estratégia de marketing deve focar.

Com isso, a estratégia se torna mais eficaz e proporciona o aumento das vendas.

 

Inbound Marketing

Além de ser uma das estratégias que mais produz ROI, essa estratégia de marketing é uma das mais eficazes quando se trata de converter o público-alvo em clientes fidelizados.

Isso ocorre porque ela utiliza conteúdo adequado, para atingir o público certo, no momento certo e de uma forma personalizada.

Para que essa estratégia seja utilizada adequadamente e consiga proporcionar grandes benefícios, é preciso que ela esteja estruturada em 4 grandes partes, a saber:

  1. Atrair o público-alvo;
  2. Converter os visitantes do site em leads;
  3. Transformar os leads em clientes; e
  4. Encantar os clientes para fidelizá-los.

 

Marketing de Conteúdo

As estratégias de Marketing Digital que utiliza o marketing de conteúdo têm como principal objetivo engajar o público-alvo por meio de conteúdos relevantes e estimular as ações que aumentam o faturamento e a taxa de conversão.

A principal vantagem de utilizar esse tipo de estratégia é que ela pode ser aplicada em qualquer parte do Funil de Vendas e atingir diretamente os clientes que se encontram no topo, meio ou no fundo do funil.

Isso faz com que a quantidade de conversão seja muito maior.

 

Otimização de páginas (SEO)

A utilização desse tipo de estratégia de Marketing Digital é ideal para fazer com que o site da empresa ou marca fique bem posicionado nos resultados de pesquisas feitas no Google.

O objetivo do SEO é otimizar todos os elementos que estão dentro do site (on-page) quanto fora (off-page) que refletem diretamente no ranqueamento do site.

Ao estar bem posicionado nos sites de busca, o tráfego do site da empresa ou marca aumentam consideravelmente, assim como as possibilidades de venda dos produtos ou serviços.

 

Links Patrocinados (Google Ads)

Os links patrocinados têm sido cada vez mais utilizados no Marketing Digital. Ele consiste em uma forma paga de atrair um maior número de visitantes para o site da empresa.

Os links podem ser pagos ao Google, Facebook ou qualquer outro tipo de plataforma que possibilita a compra de anúncios por meio dos links.

No caso dos anúncios do Google, eles podem ser adquiridos por meio do Google Adwords.

Por meio dessa ferramenta, a empresa poderá adquirir os anúncios, que por sua vez serão exibidos como os primeiros resultados de pesquisas orgânicas no Google.

Outra grande vantagem dessa estratégia é que ela só será paga quando os usuários clicarem no anúncio.

 

E-mail Marketing

Essa estratégia de Marketing Digital é a que proporciona um maior contato com o cliente, pois atua de maneira direta com o possível cliente.

Além disso, o e-mail marketing possui um custo muito baixo.

Por meio dele, a empresa e/ou marca pode fazer a divulgação de produtos, serviços, promoções e qualquer outro tipo de conteúdo.

É importante destacar que para que essa estratégia seja eficaz e provoque uma grande taxa de conversão, ela deve ser usada com moderação.

Isso evita que as mensagens se dirijam a caixa de SPAM ou provoquem a insatisfação dos possíveis clientes e, consequentemente, a rejeição a marca.

 

Redes sociais

As redes sociais se tornaram uma das principais Estratégias de Marketing Digital da atualidade, visto que elas atingem todas as classes sociais e geram grandes taxas de engajamento.

É por esse motivo que as empresas devem estar presentes nesses espaços.

O ideal é que todas as ações desenvolvidas nas redes sociais estejam relacionadas com as demais estratégias de Marketing Digital para proporcionar melhores resultados.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas

Fazer com que uma Pequena Empresa se torne uma referência no mercado, requer mais do que tempo e dedicação.

É necessário que o empreendedor recorra às estratégias de Marketing Digital, para não só se tornar reconhecido perante o seu público-alvo, como também aumentar o número de clientes e a venda dos seus produtos ou serviços.

Por isso, para obter sucesso, é fundamental conhecer algumas técnicas de marketing para implantar na empresa.

Logo abaixo você poderá encontrar quais são as melhores e mais eficazes ferramentas de Marketing Digital que podem ser utilizadas nas Pequenas Empresas.

 

Os 8ps do Marketing Digital

Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão

O 8P’s do marketing digital consiste em uma estratégia, que tem sido amplamente utilizada para potencializar as ações de marketing em negócios digitais.

A eficiência desse método consiste na associação de oito elementos mercadológicos, são eles:

PESQUISA: Pesquisar quem é o seu público-alvo e quais são seus comportamentos é um dos primeiros passos que uma empresa deve realizar para desenvolver ações de marketing mais eficazes.

PLANEJAMENTO: Realizar um planejamento de marketing é uma ação essencial para que a empresa otimize a divulgação da marca de maneira estratégica como também, mensurar os resultados. Assim, ela conseguirá obter os resultados que almeja.

PRODUÇÃO: A produção de conteúdos relevantes e úteis para o público, são técnicas capazes de promover a marca no mundo digital assim como, fortalecer a interação e relacionamento do público-alvo com a empresa.  

PUBLICAÇÃO: Publicar os conteúdos nas principais plataformas digitais é uma maneira de garantir que o material seja acessado com mais facilidade pelo público-alvo.

PROMOÇÃO: A promoção do conteúdo é um dos meios que garantem o aumento da visibilidade da empresa na internet. É importante, que essa promoção ocorra em ambientes digitais frequentemente acesso pelo público-alvo do negócio.

PROPAGAÇÃO: O relacionamento entre clientes e empresas, ocasionados pela criação de conteúdos interativos, é uma estratégia eficaz de agregar valor a marca da empresa.

PERSONALIZAÇÃO: Personalizar o conteúdo de acordo com o perfil dos clientes é uma atividade capaz de estimular a fidelização do cliente em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece.

PRECISÃO: Mensurar os resultados das ações de marketing digital são aspectos imprescindíveis para adquirir mais informações acerca do impacto que essas atividades causam nos clientes e na empresa.

 

Os 8P’s do marketing digital conseguem influenciar a percepção dos clientes no ambiente digital perante a marca assim como, garantem que as empresas consigam vender seus produtos ou serviços para o seu público alvo com muito mais efetividade.

Por isso, é bastante válido associar esses elementos durante a elaboração da estratégia de Marketing Digital.

 

Criar um site simples de navegar

Ter um site é o primeiro requisito para colocar em prática as estratégias de marketing digital.

Afinal, é por meio do site que a Pequena Empresa conseguirá divulgar de maneira eficaz os seus produtos ou serviços ao público-alvo.

Uma dica importante ao escolher um modelo de site é a de optar por aqueles que sejam intuitivos e simples de navegar isso irá garantir, a melhor experiência do visitante no site.

Essa é uma característica bastante valorizada tanto pelos clientes quanto pelos motores de busca da internet, como o Google.

Se você ainda não tem um site, saiba que mesmo sem nenhum conhecimento técnico é possível criar e publicar sites incríveis com uma ferramenta arrasta e solta como a DM360.

 

Clareza na proposta de valor

A internet é um ambiente digital bastante concorrido, repleto de anúncios de outras empresas que estão comercializando a venda dos mais variados produtos e serviços.

Para conseguir se destacar é de suma importância que sejam desenvolvidas atividades de Marketing Digital com o foco nos benefícios e soluções que os produtos ou serviços podem oferecer aos clientes da empresa.

 

Produza conteúdos de qualidade

A produção de conteúdo deve ser o principal foco de uma estratégia de marketing digital uma vez que, eles promovem a interação e relacionamento do público-alvo com a empresa.

Além de ser um importante fator para alavancar a visibilidade e vendas dos produtos ou serviços ofertados.

Durante a elaboração de conteúdo é fundamental que aspectos como relevância e qualidade da informação sejam priorizados.

Para tanto, é necessário dominar todo o conteúdo considerado relevante para o público-alvo e a partir deles disponibilizar conteúdos altamente informativos, isso garante que a empresa adquira maior autoridade e visibilidade no mundo digital.

 

Listas e E-mail Marketing

Criar campos de cadastros para os clientes no site da empresa é algo necessário para que possam ser desenvolvidas outras ferramentas de marketing, como o E-mail Marketing.

O ideal é que o visitante do site registre o seu e-mail que a empresa possa enviar novidades, promoções, ofertas, dentre outros tipos de conteúdo.

Com esses dados, é possível enviar e-mails semanais para os possíveis clientes e fazer com que eles se relacionem com a empresa e os produtos ou serviços que são comercializados pela mesma.

O E-mail Marketing proporciona a criação de fortes vínculos entre a empresa e o cliente, algo essencial para que fidelizá-los.

 

Entenda o que o seu público-alvo precisa

Saber definir e compreender o perfil do público-alvo é algo fundamental para elaborar uma estratégia de Marketing Digital eficaz.

Nesse sentido, é necessário saber quais são os anseios, as necessidades e as demandas desse público com relação ao mercado.

No entanto, é importante destacar que alguns perfis de público-alvo são mais complexos que outros. T

ais diferenças devem ser levadas em consideração, para a escolha das ações de marketing sejam feitas de maneira eficaz e que realmente atinjam o público-alvo.

 

Analise seus concorrentes

Conhecer os concorrentes é de suma importância para a elaboração de uma estratégia de Marketing Digital. Por isso, é preciso que a empresa procure saber o que seus concorrentes fazem, vendem, ganham e perdem.

Isso fará com que as atividades realizadas pela empresa sejam alinhadas com o mercado como um todo.

Uma valiosa dica para conhecer os concorrentes e os tipos de estratégia de marketing que eles utilizam é fazendo uma pesquisa na internet.

Ao avaliar as redes sociais, a forma com que os clientes interagem com a empresa e até mesmo os conteúdos que são publicados por ela, será possível identificar os pontos fortes fracos das empresas concorrentes e elaborar uma boa estratégia de marketing.

 

Utilize provas sociais (depoimentos e avaliações)

Uma das estratégias que mais produz resultado em uma campanha de Marketing Digital para empresas está relacionada às provas sociais.

Elas são os depoimentos e avaliações que são realizadas pelos clientes no site ou nas redes sociais da empresa.

Esse tipo de informação é muito valioso para qualquer empresa. Ainda mais quando ela tem por objetivo aumentar as suas vendas e se tornar uma referência no mercado, pois as provas sociais confirmam que aquele produto ou serviço realmente pode solucionar o problema dos clientes que o adquiriram.

 

Parcerias e Co-Marketing

Essas são algumas das melhores estratégias de Marketing Digital que pode ser utilizada por uma Micro ou Pequena Empresa.

O seu principal objetivo é criar parcerias com outras empresas ou serviços que estão no mesmo ramo de atuação, para que assim ambas possam enriquecer o seu conteúdo e utilizar estratégias de marketing para atrair um maior número de clientes.

Além disso, esse tipo de prática é valorizado pelo Google, que prioriza os sites que possuem diversos links e estão interligados.

Isso faz com que as chances do site da empresa surgir como um dos primeiros resultados de pesquisas do Google aumente consideravelmente, assim como o fluxo de pessoas que visitam a página e adquirem seus produtos ou serviços.

 

Mídia Paga

Por fim, para elaborar uma boa estratégia de Marketing Digital é importante que as Pequenas Empresas invistam na Mídia Paga.

Ela é de suma importância, pois garante a presença da empresa nos principais espaços virtuais onde o público-alvo está mais concentrado.

É possível realizar esse tipo de estratégia das seguintes formas:

Anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, onde os links patrocinados surgem nos feeds;

Busca paga, que são os links patrocinados em sites de pesquisa como o Google;

Redes de display, nas quais os links de direcionamento são colocados dentro de outros sites relacionados do produto ou serviço oferecido pela empresa.

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